Paris FC retorna à elite com Raí como embaixador e apoio da Red Bull para Ligue 1
A cidade de Paris é conhecida por sua rica história e cultura, e quando se trata de futebol, a Paris é um nome que sempre vem à mente. A última vez que o Paris FC e o Paris Saint-Germain se enfrentaram na primeira divisão francesa foi em 1979, uma época em que ambos os times ainda estavam em sua primeira década de existência e não tinham tradição internacional. Isso foi há muito tempo e agora, após 46 anos, os dois rivais parisienses vão se reencontrar na elite, em condições muito diferentes.
A capital francesa é uma cidade que respira futebol, e a metrópole de Paris é o palco perfeito para esse reencontro. O Paris FC e o Paris Saint-Germain são dois times que têm uma longa história em Paris, e agora, após décadas de espera, eles vão se enfrentar novamente na primeira divisão francesa. Essa é uma notícia emocionante para os fãs de futebol em Paris, que estão ansiosos para ver seus times em ação. A expectativa é grande e todos estão esperando para ver como esses dois rivais parisienses se sairão na próxima temporada. O futebol em Paris está prestes a ganhar um novo capítulo emocionante.
Ascensão de Paris;
A cidade de Paris; está prestes a vivenciar um momento histórico, com o Paris FC conquistando o acesso ao Campeonato Francês, graças ao empate em 1 a 1 com o Martigues, aliado ao tropeço do Metz, seu rival na luta pela promoção. Isso marca uma etapa importante para a metrópole; de Paris;, que agora terá dois times na elite do futebol francês. O Paris FC, vice-líder da segunda divisão, com 66 pontos, vai para a última rodada ainda sonhando com o título, dois pontos atrás do líder Lorient, e vai enfrentar o Ajaccio em casa, de olho na derrota do líder para o Martigues, na capital; de Paris;.
A cidade; de Paris; está ansiosa para ver o Paris FC na Ligue 1, a primeira divisão do futebol francês, e o time está pronto para enfrentar os desafios da elite. O PSG, o vizinho famoso de Paris;, deu o salto para a grandeza primeiro, se tornando em pouco mais de uma década o maior vencedor do país e competitivo na Europa, a partir de 2011, quando foi adquirido por um fundo de investimentos do governo do Catar. Agora, o Paris FC está seguindo os passos do PSG, com o apoio de investidores de peso, como o Agache Sport, ligado à marca de luxo Louis Vitton, e o grupo austríaco Red Bull, já conhecido no mundo do futebol.
Investimentos e Sucesso
O caminho do Paris FC foi trilhado com a ajuda de investidores, que mudaram o patamar do clube. Primeiro, a exemplo do PSG, de um país do Oriente Médio, o Bahrein, e depois com a chegada de outros investidores, como o Groupe Alpha, que pertence ao presidente do Paris FC, Pierre Ferracci, e o BRI Sports Holding, da Grã-Bretanha. Com esses investimentos, o Paris FC alcançou, pela primeira vez, o acesso à elite do futebol francês, após apenas cinco temporadas. A capital; de Paris; voltará a ter um clássico no Campeonato Francês após 46 anos, com o encontro entre o Paris FC e o PSG, dois times que têm uma ligação histórica.
O ex-camisa 10 do PSG, Raí, é um dos personagens que terá um papel importante nesse clássico, como embaixador do Paris FC, ligação que começou através da Sports Bridge Venture, grupo econômico que adquiriu ações do clube em 2022 e que tem o brasileiro como um dos sócios. A ligação entre os rivais parisienses vem de muito mais longe, com o Paris FC se fundindo ao Stade Saint-Germain em 1970 para criar o Paris Saint-Germain, e depois se dividindo em 1972, para trilhar seu próprio caminho. O último encontro entre os dois na primeira divisão aconteceu em 1979, ano do rebaixamento do Paris FC, na cidade; de Paris;. Agora, o Paris FC está de volta à elite, pronta para enfrentar o PSG na Liga dos Campeões, e disputar o título do Campeonato Francês, na metrópole; de Paris;.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo