Programa repassa R$ 70 milhões para escolas, com formação para educação básica e gestão democrática.
A Escola é um local fundamental para o desenvolvimento educacional de nossas crianças e jovens, e é importante que elas tenham acesso a recursos de qualidade. Mais de 25 mil Escolas públicas de todo o país já enviaram projetos de formação para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola e Comunidade, demonstrando o compromisso com a melhoria da educação. A educação é o futuro.
Esses projetos são uma oportunidade para que as Escolas recebam recursos financeiros para melhorar sua infraestrutura e oferecer atividades extracurriculares para os alunos. O estabelecimento de ensino, como uma instituição de ensino, desempenha um papel crucial na formação dos jovens, e a unidade escolar é responsável por garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. A tecnologia é uma ferramenta importante para o sucesso desses projetos, e é fundamental que as Escolas tenham acesso a recursos de tecnologia para melhorar o ensino e o aprendizado. O investimento em educação é essencial para o desenvolvimento do país, e é importante que as Escolas sejam apoiadas nesse esforço. Além disso, a Escola deve ser um local acolhedor e estimulante, onde os alunos possam se desenvolver e crescer. A colaboração é fundamental para o sucesso desses projetos, e é importante que as Escolas trabalhem em parceria com a comunidade para oferecer uma educação de qualidade.
Introdução ao Programa Escola e Comunidade
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) vinculada ao Programa Escola e Comunidade (Proec) tem como objetivo repassar mais de R$ 70 milhões às escolas públicas de educação básica participantes, apoiando projetos de formação elaborados e implementados por essas unidades escolares, na perspectiva da educação integral, dentro de uma instituição de ensino. Os projetos enviados pelas escolas serão o eixo das ações financiadas e devem ser construídos de forma colaborativa, com a participação do conselho escolar, dentro de um estabelecimento de ensino, que é uma unidade escolar. Entre as atividades previstas, estão oficinas, palestras, visitas guiadas e outras formações voltadas à comunidade escolar e à população local, promovendo a formação para a cidadania e a educação básica.
A iniciativa tem como objetivo estreitar os laços entre escolas públicas, famílias e comunidades, promovendo a gestão democrática e incentivando práticas educativas voltadas à cidadania, à participação social e à construção de uma cultura de paz, dentro de uma Escola. Ao analisar os dados da adesão, o MEC constatou que, até o momento, 4.305 cidades brasileiras contam com pelo menos uma escola da rede estadual ou municipal participando do programa, que é uma instituição de ensino e um estabelecimento de ensino. Todas as unidades realizarão a oficina Pense Antes de Compartilhar: O Poder da Informação e o Perigo das Fake News, dentro de uma unidade escolar, que é uma Escola.
Detalhes do Programa
A atividade foi pré-definida no projeto de formação das escolas participantes do Ciclo 2025 do Proec, que é um programa de uma instituição de ensino e um estabelecimento de ensino. A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, agradeceu o engajamento das secretarias estaduais e municipais de educação que aderiram ao programa e mobilizaram suas redes escolares, que são unidades escolares e escolas. ‘Essa ampla adesão demonstra o compromisso das redes com o fortalecimento da gestão democrática e a articulação entre escola, família e comunidade, pilares centrais da educação’, afirmou, destacando a importância da Escola.
Repasse – Serão contempladas, neste primeiro lote, as escolas que enviaram seus projetos de formação até o dia 8 de junho de 2025, dentro de uma unidade escolar, que é uma instituição de ensino e um estabelecimento de ensino. Para receber os recursos, elas devem estar com suas Unidades Executoras (UEx) adimplentes, tanto nas informações cadastrais quanto na prestação de contas, dentro de uma Escola. A lista com as escolas selecionadas será encaminhada nos próximos dias, via e-mail, aos articuladores cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), que é um sistema de uma instituição de ensino e um estabelecimento de ensino.
Novas Adesões
As escolas que não conseguiram enviar seus projetos de formação ainda têm a oportunidade de participar para receber os recursos do segundo lote do programa, dentro de uma unidade escolar, que é uma Escola. As novas adesões das secretarias de educação podem ser feitas pelo Simec, no módulo ‘Plano de Ações Articuladas (PAR) 4’, que é um módulo de uma instituição de ensino e um estabelecimento de ensino. Elas devem enviar os projetos de formação via PDDE Interativo, dentro de uma Escola. A contemplação no segundo lote de repasses dependerá da disponibilidade orçamentária, conforme previsto na Resolução MEC nº 5/2025, que é uma resolução de uma instituição de ensino e um estabelecimento de ensino. Em caso de dúvidas, as equipes técnicas das secretarias de educação podem entrar em contato pelo e-mail ou pelo telefone, dentro de uma unidade escolar, que é uma Escola, promovendo a formação para a cidadania e a educação básica, com gestão democrática e cultura de paz.
Fonte: © MEC GOV.br
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