Melhorar qualidade e acessibilidade em serviços digitais com tecnologias digitais e Estratégia Federal.
A Transformação Digital é um processo que vem ganhando destaque nos últimos anos, especialmente no contexto da educação. O Ministério da Educação (MEC) tem sido um dos principais impulsionadores dessa mudança, buscando integrar a Transformação Digital em todas as suas ações. Com o objetivo de modernizar e melhorar a gestão da informação, o MEC tem trabalhado arduamente para implementar essa nova abordagem.
A inovação digital é um dos principais pilares da Transformação Digital, permitindo que as instituições de ensino sejam mais eficientes e eficazes. Além disso, a modernização dos sistemas de gestão e a mudança tecnológica são fundamentais para que as escolas e universidades possam se manter atualizadas e competitivas. Com a Transformação Digital, o MEC busca não apenas melhorar a gestão da informação, mas também _promover a inovação_ e _fomentar a criatividade_ nos ambientes de ensino. Isso permitirá que os estudantes sejam melhor preparados para enfrentar os desafios do século XXI e que as instituições de ensino sejam mais _eficientes e eficazes_.
Introdução à Transformação Digital
A Transformação Digital é um processo fundamental para promover a efetividade das políticas, a qualidade dos serviços públicos, assim como a inclusão e participação de todas as pessoas pelo uso de tecnologias digitais. O plano do MEC alinha-se à Estratégia Federal de Governo Digital, de modo que seu escopo se define por processos de mudança coerente e sustentada de serviços públicos, sistemas e infraestrutura de dados, impulsionando a inovação digital e a modernização. A Transformação Digital visa atender bem tanto o cidadão quanto os gestores estaduais e municipais e todos aqueles que buscam os serviços digitais do MEC, destacando a importância da mudança tecnológica.
Os serviços públicos são a face mais visível das políticas da pasta e é através deles que os cidadãos fazem adesão aos programas e acessam seus direitos, sendo fundamental que sejam inclusivos e intuitivos a todos, por meio da aplicação de tecnologias digitais. A Transformação Digital é essencial para promover a Gestão da Informação e a implementação de políticas educacionais eficazes.
Objetivos da Transformação Digital
Entre os objetivos do plano, estão: mapear, revisar processos, redesenhar e digitalizar serviços públicos prestados pelo MEC e pelas suas organizações vinculadas, impulsionando a inovação digital; transformar os 12 serviços mais acessados do MEC em serviços de excelência, integrando bases e aplicando sempre que possível princípios como proatividade e predição, por meio da modernização; revisar sistemas legados do MEC de maneira a amplificar sua robustez, capacidade e registro de informações de maneira segura e confiável, destacando a importância da mudança tecnológica; promover o treinamento e o letramento digital das redes e escolas para adoção de tecnologias digitais, contribuindo para a Transformação Digital.
A construção do Plano de Transformação Digital foi um processo colaborativo, envolvendo todas as secretarias da pasta, com a finalidade de definir as prioridades de cada área em relação a sistemas, serviços e dados, alinhando-se à Estratégia Federal de Governo Digital. A ação busca atender ao Decreto Presidencial nº 12.198/2024, de 24 de setembro, o qual estabelece que todos os ministérios devem pactuar um plano como esse, promovendo a Transformação Digital.
Plano de Dados Abertos
Ainda em janeiro deste ano, o MEC publicou o Plano de Dados Abertos (PDA) para o biênio 2024-2026, por meio da Portaria nº 69/2025, reafirmando o compromisso do MEC com a transparência e o alinhamento às normas legais, além de contribuir para uma gestão pública mais responsável e participativa, por meio da Transformação Digital. O plano dá visibilidade às ações e estratégias organizacionais que vão nortear as atividades de implementação e promoção da abertura de dados, de forma institucionalizada e sistematizada, destacando a importância da inovação digital e da modernização. Ele descreve as ações para abertura, sustentação, monitoramento e fomento ao reuso dos conjuntos de dados, a fim de organizar e padronizar seus processos de publicação, contribuindo para a Transformação Digital. Isso resulta em maior disponibilidade, acesso, qualidade e ampla reutilização dos dados abertos pelas partes interessadas — tanto a sociedade quanto a própria administração pública federal, por meio da aplicação de tecnologias digitais e da mudança tecnológica.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo