ouça este conteúdo
Inscrições começam em 23 de julho para bolsas integrais e parciais. Segundo semestre de 2024, processo seletivo em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Amazonas.
O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Programa Uni, com as informações sobre as datas e critérios para a seleção do segundo semestre de 2024, no ‘Diário Oficial da União’ de hoje. De acordo com o MEC, esta edição do programa disponibilizará cerca de 244 mil bolsas de estudo.
Os interessados em participar do Programa Uni devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos no edital. Além disso, é importante ressaltar a importância do Universidade Para Todos na promoção da inclusão educacional e social no Brasil. O Programa Uni é uma oportunidade única para milhares de estudantes em todo o país.
Programa Uni: Inscrições e Bolsas
O Programa Universidade Para Todos, conhecido como Programa Uni, é uma iniciativa do governo federal que disponibiliza bolsas integrais e parciais em instituições de ensino privadas. As inscrições para o segundo semestre de 2024 do Programa Uni começam no dia 23 de julho e vão até o dia 26 de julho. Os candidatos devem acessar o portal Acesso Único utilizando o login gov.br com CPF e senha.
Processo Seletivo e Resultados
Durante o processo seletivo do Programa Uni, os candidatos devem indicar suas preferências de curso e modalidades de concorrência. É importante acompanhar diariamente a nota parcial para os cursos desejados. Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 31 de julho, seguidos pela segunda chamada em 20 de agosto. A manifestação de interesse na lista de espera ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro, com o resultado final sendo anunciado em 13 de setembro.
Bolsas e Vagas Disponíveis
Para o segundo semestre de 2024, o Programa Uni oferecerá um total de 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais e 73.531 parciais. Participam desta edição do programa 901 instituições privadas de ensino superior, que oferecem um total de 367 cursos.
Seleção e Pré-Seleção
Os candidatos pré-selecionados no Programa Uni terão suas vagas reservadas, mas ainda precisarão cumprir as etapas finais de seleção. Isso inclui a comprovação das informações fornecidas durante a inscrição, como renda familiar per capita e certificados de conclusão de curso em escola pública. Caso não haja formação de turma, o aluno perderá a vaga e poderá tentar participar da segunda chamada ou lista de espera.
Critérios de Desempate e Cotas
Em caso de notas idênticas, os critérios de desempate no Programa Uni são baseados nas notas do Enem, priorizando a redação e outras áreas do conhecimento. Além disso, o programa reserva bolsas para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, seguindo as diretrizes do censo do IBGE.
Quem Pode se Inscrever no Programa Uni
O Programa Uni é destinado a estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior privadas, oferecendo oportunidades de bolsas integrais e parciais. Os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos e seguir as orientações do processo seletivo para garantir sua participação no Programa Uni.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo