Brasil tem o maior número de atletas medalhados em esportes coletivos, com 609 atletas de clubes de alto rendimento.
Em qual estado brasileiro as medalhas olímpicas mais brilham? Apostar em São Paulo parece uma escolha natural, com sua rica infraestrutura esportiva e concentração de clubes e competições de alto nível. No entanto, a construção de um ranking olímpico estadual é um desafio complexo, pois envolve considerar todos os medalhistas, inclusive aqueles que competem em esportes coletivos.
Além das medalhas, é importante destacar a importância dos prêmios conquistados pelos atletas brasileiros ao longo da história. Esses reconhecimentos são fruto de muito esforço e dedicação, contribuindo para elevar o nome do Brasil no cenário esportivo internacional. maior nível desde fevereiro
Medalhas Olímpicas: O Brasil em Destaque
Só para se ter uma ideia: o Brasil conquistou 20 medalhas em Paris, mas teve 67 medalhistas. Aí uma outra ressalva: há atletas que conquistaram mais de uma medalha, como Rebeca Andrade (4) e Bia Souza (2). O Brasil chegou a 170 pódios na história olímpica após a participação em Paris. O que representa 609 atletas medalhados.
Ranking de Estados e a Conquista de Medalhas
O ge fez o raio-x de todos eles e chegou ao ranking de estados (confira abaixo). Ranking de estados São Paulo lidera o quadro de medalhistas olímpicos por estado, com 232 atletas no pódio. Por outro lado, os Jogos de Paris valeram a primeira medalha para Mato Grosso – com Aninha, prata com o futebol.
Além de São Paulo, o top-10 é ocupado ainda por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba. Curiosamente, 15 medalhistas são atletas nascidos no exterior – o mais conhecido deles, Rodrigo Pessoa, que nasceu em Paris e é dono de três medalhas olímpicas (um ouro e dois bronzes).
Destaque para São Paulo e seus Medalhistas
São Paulo: Com 231 medalhas conquistadas, tem mais que o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. A lista de atletas medalhados começa com a recordista Rebeca Andrade, nascida em Guarulhos e dona de seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro conquistadas de Tóquio-2020 e Paris-2024.
O velejador Robert Scheidt tem cinco medalhas, também com dois ouros conquistados em Atlanta-1996 e Atenas-2004. Outros bicampeões olímpicos nascido em São Paulo são Adhemar Ferreira da Silva, campeão no salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956; e o levantador Maurício Lima, de Campinas, ouro em Barcelona-1992 e Atenas-2004.
Neymar Júnior, paulista de Mogi das Cruzes, estava na equipe da primeira medalha de ouro no futebol, no Rio de Janeiro-2016 – ele já havia sido prata em Londres-2012. Gabigol, de São Bernardo do Campo, esteve junto com Neymar na conquista do ouro no Rio.
Por fim, vale citar as medalhas douradas (e históricas) de Aurélio Miguel (Seul-1988), César Cielo (Pequim-2008), Maurren Maggi (Pequim-2008), Thiago Braz (Rio de Janeiro-2016) e, claro, da itaririense Beatriz Souza (Paris-2024).
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo