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Evento final discute Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e redes no combate às mudanças climáticas.
Grupos do Ministério da Educação (MEC) estiveram presentes nesta sexta-feira, 21 de junho, no encerramento do ‘Seminário Nacional Direito à Educação e Garantia das aprendizagens em Situações de Emergência e Pós-Emergência’. O evento, que teve início na quinta-feira, 20 de junho, aconteceu no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF).
No segundo dia do seminário, os participantes puderam compartilhar ensinamentos valiosos sobre a importância das aprendizagens em momentos críticos. A troca de conhecimentos entre os presentes foi fundamental para a reflexão e construção de estratégias eficazes na área da educação.
Aprendizagens em Destaque no Pacto Nacional pela Recomposição
Além disso, as conversas também foram transmitidas ao vivo no canal do MEC no YouTube. Neste último dia do evento, as discussões giraram em torno do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Esta importante iniciativa visa focar na recuperação dos níveis de aprendizagens e superar os impactos causados pelo último ano de pandemia nas escolas brasileiras.
O Pacto, que tem a participação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), busca promover um ambiente propício para a retomada dos ensinamentos perdidos. Na Secretaria de Educação Básica (SEB), a Coordenação-Geral de Estratégia da Educação Básica desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dessa política.
Durante o evento, a coordenadora-geral da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Liliane Garcez, enfatizou a importância de aprender com os alunos para transformar a educação. Ela ressaltou que os aprendizados adquiridos com os estudantes devem ser incorporados de forma contínua no ambiente escolar, contribuindo para a melhoria do ensino no país.
Para que as aprendizagens sejam efetivas, é essencial que todas as partes envolvidas participem ativamente dos processos, como destacou o representante da Secadi, Lucas Fernandes Hoogerbrugge. A colaboração entre nação, estados e municípios é fundamental para alcançar os objetivos propostos e garantir uma educação de qualidade para todos.
Em relação aos impactos causados pelas mudanças climáticas, tema discutido após as enchentes no Rio Grande do Sul, foi ressaltada a importância da colaboração e da conscientização coletiva. O Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento, enfatizou que a resolução desses problemas requer a participação de toda a sociedade, pois as decisões políticas, econômicas e sociais afetam diretamente o meio ambiente.
Durante o evento, participaram presidentes estaduais da Undime, secretários do Consed, representantes de diversos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, do Inep, do FNE, da ANPED, do Consec, além de instituições parceiras. O seminário abordou o direito à aprendizagem em contextos emergenciais, reforçando a importância de garantir um ensino de qualidade para todos os estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
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