Encontro abordou reorganização curricular e coerência pedagógica sistêmica para secretários, gestores e professores da educação básica, com foco na centralidade do currículo e lógica de um currículo, disponível no canal do MEC no YouTube.
O Ministério da Educação (MEC) realizou o segundo webinário para discutir estratégias de recomposição das aprendizagens e promover a melhoria da qualidade educacional no país, nesta quarta-feira, 25 de setembro.
Com o objetivo de apoiar as escolas na recuperação das aprendizagens perdidas durante a pandemia, o MEC apresentou propostas inovadoras para a reorganização das aprendizagens e a melhoria dos índices de aprendizagem. Além disso, foram discutidas estratégias para a recomposição das aprendizagens de forma eficaz e eficiente, garantindo que os estudantes possam alcançar seus objetivos acadêmicos. A educação é o futuro do país e é fundamental que trabalhemos juntos para melhorá-la.
Recomposição das Aprendizagens: Um Desafio para a Educação Básica
O evento organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Reúna, teve como objetivo discutir a reorganização curricular e a centralidade do currículo na coerência pedagógica sistêmica. O foco foi nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a priorização de habilidades e o alinhamento com processos avaliativos.
No processo de recomposição das aprendizagens, é fundamental considerar as especificidades de cada local, como destacou o coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica, Christy Pato. ‘Para isso, é necessário pensar em todo o circuito de ensino, desde o processo da avaliação diagnóstica até a formação dos professores e dos currículos, culminando na criação de mediações pedagógicas que serão implementadas nas escolas e nas redes.’ Essa abordagem é essencial para a recuperação das aprendizagens e a melhoria dos índices de aprendizagem.
A transmissão do evento pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação permitiu que a discussão sobre o mapa de implementação da política fosse retomada. Além disso, foram explicadas a lógica de um currículo estruturado por habilidades, conforme determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as relações entre evasão escolar e lacunas de aprendizagem; e a lógica da reorganização curricular com os processos avaliativos. Essas questões são fundamentais para a reorganização das aprendizagens e a formação de professores.
Formação e Recomposição das Aprendizagens
A formação faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, lançado pelo MEC em junho deste ano com o objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios, os estados e o Distrito Federal executarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica. A política foi construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela Undime.
A agenda de formações sobre a recomposição das aprendizagens incluiu o primeiro webinário, realizado em 16 de setembro, que debateu o tema ‘Plano de ação: estratégias para implementação de recomposição de aprendizagens’. O próximo webinário está marcado para 1º de outubro e vai tratar de avaliação e mediações pedagógicas como estratégias de recomposição. O intuito é discutir a retomada do mapa de implementação da política e de seus processos avaliativos, além de orientar a utilização pedagógica dos dados e resultados de avaliações como o Ideb.
Contexto e Desafios
O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens foi lançado após a constatação, por meio de pesquisas e dados oficiais, de que a pandemia de covid-19 agravou a defasagem de aprendizagem no Brasil, ampliando as desigualdades educacionais já existentes. Há décadas, o sistema não garante que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. A recomposição das aprendizagens se apresenta, então, como uma tarefa urgente e de longo prazo para lidar com o problema. A reorganização das aprendizagens e a recuperação das aprendizagens são fundamentais para superar esses desafios.
Fonte: © MEC GOV.br
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