Técnico reorganiza elenco e coloca time na briga por vaga na Libertadores, após sucesso no Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil, com destaque para laterais direita e esquerda no Campeonato Brasileiro.
No encerramento do Campeonato Brasileiro, quando as atenções estiverem voltadas para as cerimônias de premiação, é provável que os principais candidatos ao prêmio de melhor treinador sejam Artur Jorge (Botafogo), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) ou, como é comum, Abel Ferreira (Palmeiras). Eles têm sido os nomes mais citados. No entanto, há um outro nome que merece ser lembrado, um nome que tem feito a diferença: Roger Machado.
Enquanto os holofotes estão focados na disputa pelo título, Roger Machado tem trabalhado incansavelmente como um técnico habilidoso, guiando sua equipe com habilidade e estratégia. Embora não esteja na linha de frente da corrida pelo título, seu trabalho não deve ser subestimado. Ele é um verdadeiro líder e seu desempenho merece ser reconhecido. É hora de dar a Roger Machado o reconhecimento que ele merece, mesmo que não esteja na lista dos favoritos para o prêmio de melhor treinador.
O Renascimento de Roger Machado
Roger Machado é um nome que está fazendo barulho no futebol brasileiro. Com sua passagem pelo Juventude e agora pelo Inter, ele está provando ser um treinador de alto nível. No Juventude, ele transformou uma equipe modesta em um time muito organizado e competitivo. Ele eliminou o próprio Inter duas vezes, primeiro no Campeonato Gaúcho e depois na Copa do Brasil. Se o Juventude conseguir se manter na Série A, será em grande medida graças ao trabalho iniciado por Roger Machado.
Agora, no Inter, Roger Machado pegou um elenco em frangalhos, mas com menos de dois meses de trabalho, ele deu novo rumo ao time. A eliminação na Sul-Americana teve como efeito colateral oferecer ao treinador tempo para treinar, e o elenco se recuperou do período sem trabalhos na enchente. Roger encontrou um novo lateral-esquerdo (Bernabei), remediou o problema da lateral direita com um volante improvisado (Bruno Gomes) e fixou uma dupla de marcação no meio (Fernando e Thiago Maia). Ele também conseguiu fazer a equipe recuperar a fluência ofensiva, uma característica dos melhores momentos com Coudet.
O Técnico que Revitalizou o Inter
Roger Machado é um técnico que sabe como extrair o melhor de seus jogadores. Ele colocou no time titular um garoto de 17 anos (Gabriel Carvalho) e levou ao banco o jogador mais badalado do elenco (Enner Valencia). São evidentes as digitais do técnico no crescimento do time. Nos últimos cinco jogos, foram quatro vitórias e um empate. O Inter, antes ameaçado de rebaixamento, agora está a quatro pontos da zona de classificação para a Libertadores, e com dois jogos a menos do que a maioria dos rivais.
A temporada está sendo uma espécie de retomada para Roger Machado, que passou mais de um ano afastado do futebol desde a demissão no Grêmio em setembro de 2022. Antes, havia tido passagens de pouco brilho por Fluminense, Palmeiras e Atlético-MG, que de certa forma eclipsaram seu ótimo começo de carreira. Agora, ele está de volta à cena, sendo aplaudido no Beira-Rio, e é um prazer vê-lo como treinador de futebol.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo