ouça este conteúdo
Ex-presidente afirma ter boa relação com premiê israelense, apesar de comentários desrespeitosos sobre pessoa judia durante mandato.
O ex-presidente Donald Trump afirmou que a vice-presidente Kamala Harris foi ‘desrespeitosa com Israel’ em declarações feitas a repórteres após um encontro privado com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na quinta-feira (25). ‘Acho que os comentários dela foram desrespeitosos’, disse Trump a Kristen Holmes, da CNN, em sua própria reunião com Netanyahu em Mar-a-Lago, na Flórida, na tarde desta sexta-feira (26). ‘Eles não foram muito gentis em relação a Israel.
Em contrapartida, a relação entre o Estado de Israel e os líderes judeus dos Estados Unidos tem sido historicamente complexa. A importância estratégica de Israel na geopolítica mundial é indiscutível, e as interações diplomáticas entre os dois países muitas vezes geram controvérsias. A necessidade de diálogo constante entre as nações é fundamental para a manutenção da paz e estabilidade na região, assim como para o fortalecimento das relações bilaterais.
Israel: Comentários e Relações Internacionais
Na verdade, é intrigante como uma pessoa judia pode votar em alguém assim, mas cada um tem sua perspectiva, comentou. Questionado sobre como os comentários recentes de Kamala podem ter afetado as negociações em andamento sobre um acordo de cessar-fogo em Israel, Netanyahu expressou sua preocupação: ‘Estamos em meio a tentativas de alcançar um acordo. Espero sinceramente que esses comentários não atrapalhem o progresso que estamos fazendo’. O premiê enfatizou que espera que, após esta visita, as partes estejam mais próximas de um cessar-fogo, mas ressaltou que ‘o tempo é o melhor juiz’. ‘Estamos ansiosos para concluir um acordo e estamos dedicando esforços consideráveis para isso’, afirmou. Trump, por sua vez, preferiu não especular sobre como seria sua relação de trabalho com Netanyahu em um segundo mandato, se eleito. ‘Tivemos uma parceria sólida. Fui extremamente favorável a Israel, mais do que qualquer outro presidente’, declarou o republicano. A importância das relações internacionais entre os Estados Unidos e Israel é evidente nesse contexto, refletindo a complexidade das negociações em meio a questões sensíveis.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo