A Tesla decepcionou os investidores com poucos detalhes de seu robotáxi, fazendo com que suas ações derrapassem e impulsionassem os papéis de Uber e Lyft no mercado de capitais.
A Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, enfrentou um grande desafio com seus robotáxis autônomos.
No dia seguinte à apresentação de dois protótipos ao mercado, as ações da companhia sofreram uma grande queda, fechando o pregão em 8,78%, cotadas a US$ 217,80. Isso foi um grande golpe para a Tesla e seu bilionário fundador, Elon Musk. Além disso, a confiança dos investidores no mercado de capitais foi abalada.
Impacto das Falhas da Tesla no Mercado
A Tesla, avaliada em US$ 695,7 bilhões, enfrentou uma queda significativa em seu desempenho no mercado de capitais, o que, por sua vez, impulsionou a valorização de outras empresas, como a Uber e a Lyft. Essas empresas registraram ganhos substanciais, com a Lyft alcançando um valor de mercado de US$ 5,5 bilhões após um aumento de 9,59% em suas ações, enquanto a Uber atingiu um pico histórico de US$ 86,34, com um salto de 10,81%, alcançando uma avaliação de US$ 181,3 bilhões.
Reações ao Evento da Tesla
O ponto de partida para essas mudanças no mercado de capitais foi a apresentação de menos de 30 minutos do bilionário Elon Musk, que não forneceu detalhes sobre os planos da Tesla para a categoria de robotáxis autônomos. Isso incluiu a falta de informações sobre o modelo de negócio a ser adotado e eventuais planos de lançar um serviço que competiria com a oferta de aplicativos como Uber e Lyft. Esse evento foi visto como um resultado positivo para a Uber, com o analista John Colantuoni, da Jefferies, descrevendo o robotáxi da Tesla como ‘desdentado’ devido à falta de progresso em recursos de direção autônoma e à incerteza sobre a produção.
Impacto nas Expectativas do Mercado
As poucas informações fornecidas por Musk, como o início da produção previsto para 2026 e o custo dos modelos, abaixo de US$ 30 mil, não foram suficientes para convencer o mercado de que a Tesla está pronta para liderar o segmento. Além disso, o histórico de Musk de ser ‘excessivamente otimista’ em suas previsões, como a promessa de viagens autônomas de Los Angeles a Nova York até o fim de 2017 e a previsão de mais de 1 milhão de robotáxis nas ruas a partir de 2020, reforçou a decepção. Em contraste, a Uber parece ter encontrado um roteiro mais adequado às expectativas do mercado, com o CEO Dara Khosrowshahi expressando uma visão mais cautelosa sobre o papel dos robotáxis na frota da empresa nos próximos anos.
Fonte: @ NEO FEED
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