Uso de aparelhos para fins didáticos e comunicação na educação básica.
O uso do celular em escolas é um tema que tem gerado muita discussão nos últimos anos. Uma pesquisa recente da iniciativa Equidade.info em parceria com a Frente Parlamentar da Educação apontou que 63% dos estudantes do Ensino Médio ainda levam o celular para a escola todos os dias, apesar da entrada em vigor da lei que proíbe seu uso em instituições de ensino. Isso mostra que o celular é um objeto muito presente na vida dos estudantes e que é difícil para eles se desligarem dele, mesmo em ambientes de aprendizado.
Entre os que levam o celular para a escola, mais da metade dizem que acessam o celular durante a aula (54%). Isso pode ser um problema, pois o uso do aparelho, telefone ou dispositivo móvel durante as aulas pode distrair os estudantes e afetar negativamente seu desempenho acadêmico. Além disso, o uso do celular em sala de aula também pode ser uma violação da lei que proíbe seu uso em instituições de ensino. É importante que os estudantes entendam a importância de se concentrar nas aulas e que o uso do celular seja feito de forma responsável e fora do ambiente de aprendizado. A responsabilidade é de todos para garantir que o uso do celular não afete negativamente a educação dos estudantes. O futuro da educação depende disso.
Uso de Celular nas Escolas
O uso do celular nas escolas é uma prática comum, mesmo em áreas como o pátio (53%), banheiros (32%) e refeitório ou cantina (26%). No entanto, a lei que entrou em vigor em janeiro permite o uso de aparelhos eletrônicos, como o telefone, apenas em sala de aula para fins didáticos ou pedagógicos, e somente com a orientação de profissionais da educação. Isso inclui o uso do dispositivo móvel para necessidades específicas, como a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Mesmo assim, o uso do celular é proibido em áreas como pátios e refeitórios, a menos que seja para fins didáticos ou em situações excepcionais.
Entre os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, 51% disseram que não levam mais o celular para a escola, enquanto 33% levam todos os dias. Isso mostra que o uso do celular é uma prática comum, mas também que muitos estudantes estão seguindo a lei e não levam o aparelho para a escola. A pesquisa foi feita por uma iniciativa sem fins lucrativos que coleta dados sobre a educação básica, e as entrevistas foram feitas entre fevereiro e março deste ano, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 1.057 mil alunos e 257 professores em 146 escolas.
Apoio dos Professores e Uso de Celular
As entrevistas com professores também mostram amplo apoio dos docentes para a medida: 40% dos professores são totalmente contra o uso de celulares nas escolas, enquanto apenas 7% são totalmente a favor. Já o índice entre os alunos é o oposto: 18% são totalmente contrários e 30% totalmente favoráveis. Os alunos dizem que o principal motivo para levarem o aparelho para a escola é a comunicação com a família (75%), mas a utilização de aplicativos de mensagem também tem grande destaque, com 53% dos estudantes dizendo que utilizam o aparelho para esse fim na escola. O uso do telefone e do dispositivo móvel para fins didáticos é permitido, mas o uso excessivo do celular é um desafio para muitos estudantes.
A pesquisa aponta que ainda é um desafio disponibilizar um local onde os aparelhos possam ficar longe do alcance dos estudantes. Apenas 4% disseram guardam em um armário e 2% em uma caixa na entrada da escola. Segundo a pesquisa, 63% dos estudantes guardam o celular na mochila ou nos bolsos (59%). Isso mostra que o uso do celular é uma prática comum, mas também que muitos estudantes estão seguindo a lei e não levam o aparelho para a escola. O uso do aparelho para fins didáticos é permitido, mas o uso excessivo do celular é um desafio para muitos estudantes, que precisam aprender a usar o dispositivo móvel de forma responsável.
Dificuldade em Reduzir a Tela
Ficar longe do celular tem se mostrado um desafio grande para a maior parte dos estudantes. O grupo de pesquisa, ainda em dados preliminares, apontou que 57% dos estudantes disseram que estão tendo dificuldades para reduzir o tempo de tela. Os estudantes do Ensino Médio são os que mais sofrem: 60% dizem estar enfrentando dificuldades, enquanto apenas 34% disseram que não. No Ensino Fundamental, o índice cai para 54% dizendo que concordam que enfrentam dificuldades contra 38% que dizem que não. Isso mostra que o uso do celular é uma prática comum, mas também que muitos estudantes estão seguindo a lei e não levam o aparelho para a escola. O uso do aparelho para fins didáticos é permitido, mas o uso excessivo do celular é um desafio para muitos estudantes, que precisam aprender a usar o dispositivo móvel de forma responsável, considerando as necessidades específicas e a inclusão de estudantes com necessidades especiais. A educação básica é fundamental para ensinar os estudantes a usar o celular de forma responsável, e a lei é um passo importante para garantir que os estudantes usem o aparelho para fins didáticos e não para fins pessoais.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo