MEC produz passo a passo para Conferência na Escola sobre questões socioambientais
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um evento de grande importância, que visa promover a conscientização e o engajamento dos jovens em questões socioambientais. A Conferência na Escola é uma etapa fundamental desse processo, onde as escolas de todo o país se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões sobre as questões que afetam o cotidiano da própria comunidade escolar em seu território. É um momento muito importante para que os jovens possam se expressar e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.
Além da Conferência, outros eventos como reunião, encontro, assembleia, congresso e seminário também são fundamentais para promover a discussão e a troca de ideias sobre questões socioambientais. Durante a Conferência na Escola, os jovens têm a oportunidade de se envolver em atividades práticas e debates que os ajudam a entender melhor as questões que afetam seu entorno. É um momento de grande aprendizado e crescimento para todos os envolvidos. A Conferência é um exemplo de como a educação pode ser transformadora e inovadora, promovendo a formação de cidadãos conscientes e engajados em questões socioambientais.
Conferência: Um Encontro para o Futuro
A etapa de inscrição para a VI Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) segue aberta até o dia 30 de junho para escolas públicas e particulares que desejam participar, sendo pré-requisito possuir ao menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). No Brasil, esse universo abarca 61.806 escolas, com um potencial para mobilizar mais de 775 mil professores e nove milhões de estudantes. A Conferência é um encontro que visa discutir questões socioambientais e promover a educação ambiental, com o objetivo de alcançar a justiça climática. A Conferência na Escola é um momento importante para que as crianças e adolescentes possam construir, coletivamente, práticas para a prevenção de riscos e a adaptação a novas realidades. A troca de conhecimento em torno dessa temática nas escolas pode seguir alguns passos, que vão desde a preparação até a realização de um projeto de ação eleito. A CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e é um exemplo de reunião que visa promover a mudança do clima.
Conferência: Um Seminário para o Desenvolvimento
Juntas, as pastas elaboraram um documento detalhado com um ‘passo a passo’ para a Conferência na Escola, que pode ser acessado por meio da página da VI CNIJMA. O passo a passo da Conferência na Escola pode ser dividido em três etapas principais (antes, durante e depois). Na primeira etapa, a escola entra no clima do evento, mobilizando esforços para aprender mais sobre o tema e comunicar o que se aprendeu. Durante a Conferência, a escola deve organizar, propriamente, o dia da Conferência na Escola, quando pode haver uma apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Já no último momento da Conferência, são indicados passos para que a escola tenha uma atuação efetiva, tanto na participação das etapas posteriores da Conferência quanto na sua contribuição para promover a justiça climática no âmbito do seu território de atuação. A Conferência é um congresso que visa promover a educação ambiental e a justiça climática, e é um exemplo de assembleia que visa discutir questões socioambientais. A Conferência na Escola é um momento importante para que as crianças e adolescentes possam construir, coletivamente, práticas para a prevenção de riscos e a adaptação a novas realidades, e é um exemplo de encontro que visa promover a mudança do clima.
Conferência: Um Encontro para a Mudança
Confira ações relativas a cada etapa: Antes – Definir data da Conferência, Criar (ou recriar) e mobilizar a Com-Vida, Pesquisar sobre o tema da Conferência, Elaborar projetos de ação, Divulgar e mobilizar a comunidade. Durante – Escolher um facilitador ou facilitadora para coordenar os trabalhos, Registrar as ideias, Apresentar projetos de ação, Avaliar e eleger o projeto vencedor, Eleger delegado ou delegada e suplente da escola para as etapas seguintes, Criar carta para autoridades. Depois – Confirmar adesão da escola no site da VI CNIJMA, Mobilizar parcerias, Implantar a ação. O registro é fundamental para garantir a participação das escolas nas próximas etapas da Conferência e pode ser feito até o dia 5. A Conferência é um seminário que visa promover a educação ambiental e a justiça climática, e é um exemplo de reunião que visa discutir questões socioambientais. A Conferência na Escola é um momento importante para que as crianças e adolescentes possam construir, coletivamente, práticas para a prevenção de riscos e a adaptação a novas realidades, e é um exemplo de congresso que visa promover a mudança do clima. A Conferência é um encontro que visa promover a justiça climática e a educação ambiental, e é um exemplo de assembleia que visa discutir questões socioambientais.
Fonte: © MEC GOV.br
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