Unicórnio brasileiro opera em 43 países com soluções de tecnologia para e-commerce e inteligência artificial
O Vtex é uma plataforma que tem sido fundamental para o setor varejista, especialmente em momentos de incerteza econômica. Com a capacidade de oferecer soluções inovadoras e eficientes, o Vtex tem sido uma escolha popular para empresas que buscam superar os desafios macroeconômicos. A tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças no mercado e a continuarem a crescer, mesmo em períodos de juros altos e tarifas.
No entanto, para o unicórnio Vtex, o período de juros altos, tarifas e discussões sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não deve significar parada para o setor varejista. A empresa deve continuar a investir em tecnologia e inovação para se manter competitiva. O Vtex é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para superar os desafios macroeconômicos e continuar a crescer. A inovação é fundamental para o sucesso das empresas no setor varejista, e o Vtex é uma plataforma que pode ajudar a impulsionar essa inovação. A tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças no mercado e a continuarem a crescer, mesmo em períodos de incerteza econômica.
Visão Estratégica da Vtex
A Vtex, uma empresa líder no setor varejista, tem uma estratégia bem definida para entregar resultados excepcionais aos usuários e, consequentemente, crescer em 2025. Com a tecnologia como forma de impulsionar o crescimento, a Vtex está preparada para enfrentar os desafios do mercado, incluindo os juros altos e as tarifas e discussões que afetam o setor. A revolução digital, impulsionada pela inteligência artificial, é um dos principais motores do crescimento da Vtex.
A empresa, que já é um unicórnio no setor varejista, tem uma receita superior a R$ 1 bilhão em 2024 e opera em 43 países, com 57% da receita vindo do Brasil. Com mais de 2,4 mil marcas como clientes, a Vtex está bem posicionada para acelerar em três avenidas de crescimento em 2025. Uma delas é o investimento em B2B, no Brasil e no mundo, onde a Vtex oferece soluções para representantes de vendas, atendendo a empresas como Mondeléz e Motorola.
Crescimento no Setor Varejista
A Vtex também está focada em atrair novos clientes que anteriormente operavam com sua própria tecnologia. Segundo Rafaela Rezende, gerente-geral da Vtex no Brasil, a crise fortalece o unicórnio, à medida que grandes empresas estão buscando soluções externas. ‘Existia uma crença no varejo que, para ser grande, a tecnologia deveria ser própria. Quando o dinheiro fica caro, se vê que não é eficiente’, ressaltou. A Vtex efetivou a operação de Americanas, com mais de 1,5 mil lojas, e passou a atender a Fast Shop em todos os canais de vendas.
A terceira aposta da Vtex é em retail media, ou seja, a publicidade no e-commerce. A estratégia, segundo Geraldo Thomaz, fundador e coCEO da Vtex, nasce da possibilidade de monetizar a audiência de forma otimizada, graças aos avanços da inteligência artificial generativa. Um dos produtos anunciados no evento possibilita a criação de campanhas de vídeo pela plataforma Vtex Ads. ‘O mercado de anunciantes está mudando para um modelo em que você tem acesso à efetividade do anúncio, com estatísticas. Estamos trabalhando com os nossos clientes para que eles monetizem esse valor do inventário deles’, pontuou Thomaz.
Parcerias e Inovação
A Vtex também está investindo em parcerias e inovação para impulsionar o crescimento. A empresa adquiriu a startup Newtail em janeiro de 2025, em transação de valor não revelado, com o objetivo de trazer novos anunciantes para a base da Vtex, além de novos clientes. Segundo Thomaz, o unicórnio está sempre em busca de oportunidades de boas empresas para adquirir e integrar à sua plataforma. Com a tecnologia como forma de impulsionar o crescimento, a Vtex está preparada para enfrentar os desafios do mercado e continuar crescendo no setor varejista. A empresa é um exemplo de como a inovação e a parceria podem levar ao sucesso no mercado, e a Vtex está bem posicionada para continuar sendo um líder no setor varejista.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo